quinta-feira, 8 de julho de 2010

A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país situado no extremo sul da África, com 2.798 quilômetros de litoral sobre os oceanos Atlântico e Índico O país divide suas fronteiras com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.

As cidades sul-africanas Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni são apontadas como as mais desiguais do mundo, segundo relatório da ONU divulgado em 2010.

O país é um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20 e do G8+5.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Zakumi-mascote


O mascote escolhido para representar a Copa do Mundo da África do Sul de 2010 foi o simpático leopardo nomeado Zakumi, que é a combinação de “ZA”, que são as iniciais de África do Sul em dialeto africano, e “kumi”, nome do número 10 em alguns países da África. Secundo o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, Zakumi representa o país como um todo, desde o povo e geografia, até o espírito sul-africano.

Estadios da copa



1-Royal Bafokeng Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Rustenburg.
2-Peter Mokaba Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Polokwane.
3-Mbombela Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se a 7km ao norte da cidade de Nelspruit. Tem capacidade de 40 000 lugares.
4-Nelson Mandela Bay Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Port Elizabeth.
5-Loftus Versfeld Stadium é um estádio na África do Sul com capacidade para 53.056 torcedores pertencente ao time de rugby do Bulls que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Pretória.
6-King Senzangakhona Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Durban.
7-Free State Stadium é um estádio na África do Sul que será sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se na cidade de Bloemfontein. É a casa do time de rugby Cheetahs e do time de futebol Bloemfontein Celtic.
8-O FNB Stadium (ou First National Bank Stadium ou ainda Soccer City) é um estádio localizado em Johannesburgo, na África do Sul, que será sede de partidas da Copa do Mundo de 2010, entre elas, o jogo de abertura e a Grande Final.
Começou a ser construído em 1987 e já recebeu 104.000 torcedores. Para a Copa do Mundo de 2010, sua capacidade será de 94.700 torcedores sentados (o maior estádio do país).
É um estádio apenas para futebol e quando reformado, em 2008, voltará a receber os jogos da Seleção Sul-africana de Futebol, atualmente comandada pelo brasileiro Joel Santana.
9-African Renaissance Stadium é um estádio na África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010. Localiza-se em Cidade do Cabo.
O African Renaissance Stadium está sendo construído no lugar do Green Point Stadium que foi demolido no ano de 2007.
10-Ellis Park Stadium é um estádio localizado na cidade de Johannesburgo, na África do Sul, que será sede da Copa do Mundo de 2010.
O estádio pertence ao time de rugby Lions, mas também é usado pelo time de futebol Orlando Pirates.
Inaugurado em 1928, atualmente pode receber 59.611 torcedores para jogos de futebol ou rugby. É o estádio mais moderno do país.
Em 11 de Abril de 2001 foi palco de uma das maiores trágedias do esporte: durante um jogo entre Kaiser Chiefs e Orlando Pirates, 43 torcedores morreram tentando entrar no estádio, quando 30.000 torcedores tentavam entrar no estádio que já estava lotado.
Recebeu a Final da Copa do Mundo de Rugby de 1995 e deverá receber uma das semi finais da Copa do Mundo de 2010. Para a Copa, a capacidade será ampliada para 70.000 lugares.